segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Posted by Unknown On 14:10
Um Breve Resumo

Autor : O evangelho de Lucas não identifica o seu autor. Com base em Lucas 1:1-4 e Atos 1:1-3, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos, dirigindo os dois ao''exelentíssimo Teófilo'',possivelmente um dignitário romano. A Tradição desde os primeiros dias da igreja foi que Lucas,um médico e companheiro próximo ao apóstolo Paulo, Escreveu tanto Lucas e Atos (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11).   Isto faria de Lucas o único Gentio a escrever um dos livros da Escritura.

Quando foi Escrito : O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dc.

Propósito : Assim como os outros dois evangelhos sinóticos, Mateus e Marcos, o propósito deste Livro é revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele ''Começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... Foi elevado ás alturas'',(Atos 1:1-2). O evangelho de Lucas é o único por ser uma narração  meticulosa -- uma ''exposição em ordem'' (Lucas 1:3) compatível coma mente médica de Lucas -- Muitas vezes dando detalhes que as outras narrativas omitem. A historia de Lucas da vida do grande Médico enfatiza o seu ministério - e compaixão -aos gentios, samaritanos,mulheres ,crianças,cobradores de impostos, pecadores e outros considerados marginalizados em Israel.

Versículo-Chave : Lucas 2:4-7: ''José também subiu da Galileia ,da cidade de Nazaré, Para a judeia ,á Cidade de Davi ,chamada Belém ,por ser ele da casa e Família de Davi, a fim de alistar-se com Maria,sua esposa,que estava Grávida. Estando eles ali,aconteceu completamente-se-lhe os dias, e ela deu á luz o seu filho primogênito ,enfaixou-o e o deitou numa manjedoura,porque não havia Lugar para eles na hospedaria.''

Lucas 3:16:''... disse João a todos: Eu,na verdade,vos batizo com{com;ou em} água ,mas vem o que é mais poderoso do que eu ,do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; eles vos batizará com {com;ou em} o Espirito Santo e com {com;ou em} fogo.''

Lucas 4:18-19,21:''O Espirito Santo do Senhor está sobre mim, pelo ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos,para pôr em liberdade os oprimidos,e apregoar o ano aceitável do Senhor. Então ,Passou Jesus a dizer-lhes :Hoje,se cumpriu a Escritura que acabeis de ouvir.''

Lucas 18:31-33''Tomando consigo os doze ,disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém ,e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas ,no tocante ao filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios,escarnecido,ultrajado e cuspido e,depois de o açoitarem,tirar-lhe-ão a vida; mas,ao terceiro dia,ressuscitará.''

Lucas 23:33-34:''Quando chegaram ao Lugar chamado Calvário, {Calvário;no original,caveira} ali o crucificaram,bem como aos malfeitores,um á direita, outro á esquerda. Contudo ,Jesus dizia: Pai,perdoa-lhes,porque não sabem o que fazem.''

Lucas 24:1-3: ''mas,no primeiro dia da semana,alta madrugada,foram elas ao túmulo ,levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro;mas ,ao entrarem,não acharam o corpo do Senhor Jesus.''

Resumo: Chamado o mais belo livro jamais escrito,Lucas começa contando-nos sobre os pais de Jesus,o nascimento de seu primo (João Batista) ,a viagem de José e Maria e Belém,onde Jesus nasceu numa manjedoura,e a genealogia de Cristo através de Maria. O ministério revela a sua perfeita compaixão e perdão através das narrativas do filho pródigo,do homem rico e Lázaro e do bom Samaritano. Enquanto muitos acreditam nesse amor sem preconceitos que ultrapassa todo os limites humano, muitos outros -- especialmente os lideres religiosos -- desafiam e opõem-se ás reivindicações de Jesus. Os seguidores de Cristo são incentivados a cortar o custo do discipulado ,enquanto que seus inimigos buscam a sua Morte na Cruz. por fim,jesus é traído ,julgado,condenado e crucificado. Entretanto,a sepultura não pode prendê-lo! Sua ressurreição  garante a continuação do seu ministério de buscar e salvar o perdido.

Conexões : Como um gentio ,as referências de Lucas ao Antigo Testamento são relativamente poucas em relação ao evangelho de Mateus,e a maioria das referências do Antigo testamento estão nas Palavras ditas por Jesus em vez de na narração de Lucas. Jesus usou o Antigo Testamento para se defender contra os ataques de Satanás ,respondendo-lhe com ''Está escrito'' (Lucas 4:1-13); para identificar-se como Messias prometido (Lucas 4:17-21); para lembrar os fariseus de sua incapacidade de manter a lei e da necessidade de um Salvador  (Lucas 10:25-28,18:18-27); e para confundir o seu conhecimento quando tentaram enganá-lo e prová-lo (Lucas 20).

Aplicação Prática: Lucas nos dá um belo retrato do nosso Salvador compassivo. Jesus não se sentia ''incomodado'' pelos pobres e necessitados ,na verdade,eles eram o foco principal de seu Ministério. Nos Tempos de Jesus ,Israel era uma sociedade muito consciente de suas classes sociais. Os fracos e oprimidos eram Literalmente Importantes para melhorar sua sorte na vida e estavam especialmente abertos á mensagem de que ''vós outros está próximo o reino de Deus'' (Lucas 10:9). Esta é uma mensagem que devemos levar para aqueles ao nosso Redor que desesperadamente precisam puvi-la. Até mesmo em países relativamente ricos -- Talvez especialmente por isso -- a necessidade espiritual é tremenda. Os Cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da Salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O reino de Deus está próximo e o tempo fica cada vez mais curto a cada dia.

-->Paz do Senhor
-->Sandro Henrrique
Fonte-->http://www.gotquestions.org/Portugues/Evangelho-de-Lucas.html

0 comentários:

Postar um comentário